Pagamento contempla trabalhadores nascidos em novembro e dezembro
No próximo dia 17 de julho, a Caixa Econômica Federal começa a pagar o sexto e último lote do abono anual do Programa de Integração Social (PIS), destinados a trabalhadores nascidos nos meses de novembro e dezembro. O pagamento a empregados nascidos nos meses anteriores vem sendo feito desde fevereiro.
Tem direito ao benefício quem está inscrito no programa há, no mínimo, cinco anos, teve registro em carteira por pelo menos um mês em 2021 e recebeu salário médio de até dois salários mínimos. O valor do abono corresponde a 1/12 do salário mínimo (R$ 110) por mês trabalhado e, para esse cálculo, o trabalho por período de 15 dias ou mais conta como mês cheio.
Não têm direito ao PIS os empregados domésticos e os que trabalham para pessoa física, mesmo que equiparada à pessoa jurídica.
O abono pode ser depositado automaticamente para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa. O saque pode ser feito nos caixas eletrônicos do banco ou nas lotéricas se o trabalhador tiver o Cartão do Cidadão e a respectiva senha ou, se não tiver o cartão, em qualquer agência da Caixa. Nesse caso, será preciso apresentar um documento com foto.
Independentemente da data de liberação do pagamento, os beneficiários podem sacar o PIS 2023 até 28 de dezembro. Quem perde o prazo ainda tem a possibilidade de sacar o abono, mas, para isso, precisará entrar com um recurso nos postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Previdência. O pedido também pode ser feito por meio da Carteira Digital de Trabalho ou pelo serviço Alô Trabalhador (telefone 153). A quantia fica disponível por cinco anos.