Recurso evita erros de preenchimento e ainda permite
que o contribuinte tenha prioridade para receber a restituição
Por vários motivos, muitos contribuintes preferem que sua declaração de imposto de renda seja elaborada por parentes, amigos ou contadores. A prática é tão usual que o programa do imposto de renda permite ao contribuinte autorizar terceiros a fazerem o preenchimento e, inclusive, ter acesso à declaração pré-preenchida.
Essa autorização deve ser dada com antecedência pelo contribuinte, pelo portal e-CAC, por meio do programa ou do aplicativo Meu Imposto de Renda. Lá, é preciso encontrar a opção “Autorizar acesso” e seguir os passos informados. Um dado exigido é o CPF de quem está sendo autorizado a fazer a declaração. Também é necessário que tanto o contribuinte quanto o autorizado tenham conta gov.br em nível prata ou ouro.
Apesar de ter validade de seis meses, a permissão pode ser cancelada pelo contribuinte a qualquer momento.
Na declaração pré-preenchida, dados como rendimentos, deduções, bens e direitos já vêm informados. Isso evita erros de digitação das informações e auxilia a conferência dos campos nas declarações de maior complexidade. Outra vantagem dessa declaração é que seu uso coloca o contribuinte no grupo de prioritários para receber a restituição do imposto de renda.