Data-limite para entrega da declaração é 30 de maio
A 18 dias do fim do prazo de entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (DIRPF) 2025, a Receita Federal havia recebido pouco mais da metade das declarações esperadas, conforme as estatísticas fornecidas no site do órgão. Isso significa que cerca de 23 milhões de contribuintes têm de se apressar para prestar contas até o próximo dia 30.
Veja quem tem de entregar a declaração aqui.
Contribuintes que, estando obrigados, não apresentem a declaração a tempo serão multados em 1% ao mês sobre o do imposto devido, limitado a 20% desse valor. A multa mínima, de R$ 165,74, vale inclusive para quem não tem imposto a pagar.
Além da pena pecuniária, o CPF do contribuinte pode ser classificado como “pendente de regularização”. Essa classificação pode criar algumas restrições, como tirar passaporte, participar de concursos públicos, negociar imóveis e, mesmo, abrir conta ou obter empréstimo em bancos. Esses impedimentos, contudo, são impostos pela Polícia Federal, cartórios, órgãos públicos e instituições financeiras, e não pela Receita Federal.
O órgão também adverte que, ao deixar de entregar a DIRPF, o contribuinte não está cometendo nenhum crime e, portanto, não pode ser preso por esse motivo. O alerta deve-se a boatos que têm circulado nas redes sociais com informações incorretas sobre o que acontece com quem não apresenta a declaração.